Você já parou para reparar em suas unhas? O seu formato, abaulações, desgastes, manchas, quebras? Então sugiro que examine-as com carinho e atenção, pois elas tem muito mais a dizer sobre você do que imagina!
unhas-saudaveisunhas-saudaveisunhas-saudaveis
Unhas fracas ??uma queixa bem comum no dia-a-dia e que precisa ser entendida e tratada corretamente.
.
Unhas que lascam, mancham ou desfolheam, são o resultado de deficiências do organismo, sinalizando para nós que estamos carentes de micronutrientes essenciais como zinco, silício, ferro, cálcio, complexo B, e outros, dependendo das características clinicas de cada uma.
É por esta razão que muitas pessoas suplementam com vitaminas e minerais específicos para unhas e referem melhora em seu aspecto e fortalecimento.
.
Mas elas vão muito além:
as unhas são um sinal muito importante do funcionamento nosso metabolismo!
Não apenas em relação às deficiências que indicam, mas muitos casos de ondulações, estrias, abaulamentos, micoses ou manchas são indicativas de desequilíbrios de órgãos essenciais como do coração, do fígado, dos vasos sanguíneos e circulação, dos pulmões, e do importantíssimo intestino!unhas-quebradicas
.
O ausência do funcionamento adequado destes órgãos prejudica desde funções básicas do organismo, como a manutenção do peso (dificultando o emagrecimento), até o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, psoríase, artrite reumatoide e infecciosas como HIV, em que muitas vezes o primeiro sinal indicativo delas inicia-se por alterações nas unhas!
.
.
.
.
??Os suplementos prontos para unhas ajudam? Sim, desde que a causa das suas unhas fracas seja realmente um reflexo da deficiência de algum nutriente essencial. O ideal é que se faça exames de sangue ou capilares específicos para determinar o que de fato está deficiente no seu corpo e repor de acordo com as suas necessidades, envolvendo não apenas complexos vitamínicos, mas ajustes na dieta e estilo de vida.
.
??Os esmaltes para micoses ajudam? Sim! Porém para a medicina funcional micoses nas unhas são um importantíssimo sinal de que há um desequilíbrio entre as suas bactérias benéficas (lactobacillus) e microorganismos invasores (fungos principalmente), o que indica desequilíbrio da flora intestinal e indícios de que outros órgãos estejam sendo impactados e precisam ser avaliados e tratados.
.
??Os esmaltes fortalecedores ajudam? Sim, eles auxiliam o fortalecimento externo, porém se não houver um entendimento para repor e tratar especificamente as deficiências internas, você não sairá do lugar!
E o simples (mas importante!) sinal que o seu corpo estava te enviando, pode impactar a sua qualidade de vida mais intensamente do que precisaria.
.
.
O nosso corpo é muito inteligente e está “falando” conosco a todo instante. Precisamos apenas ouvi-lo, prestar atenção e cuidar como um todo.
.
Espero que este post tenha te ajudado de forma simples a compreender um pouco mais sobre a SUA saúde. Afinal, mais do que qualquer médico ou profissional de saúde, nós temos que ser detentores de conhecimento e informação para começarmos a cuidar e entender o nosso corpo por completo, e buscar a ajuda quando for necessária.
                                                                                        Um abraço, Dra Thaisa 
Comentários Facebook
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
YouTube

Todos direitos reservados a Dra Thaisa Albanesi       (11) 4371-2786

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial