A soja é um alimento muito utilizado devido às várias formas que a indústria nos apresenta, seja para substituir as proteínas animais, extratos (sucos e leite), grãos, molhos prontos, óleos. É utilizada principalmente em refeições com base vegetariana e pessoas que apresentam intolerâncias ao leite de vaca. Porém diferente do que a indústria nos informa, não é uma boa opção para ser utilizada com tanta frequência em uma rotina alimentar. Avaliando sua composição, vamos entender o motivo.

Dentre os diversos impactos que esse alimento pode causar ao organismo nós nos deparamos com a presença de ÁCIDO FÍTICO em sua composição, substância capaz de impossibilitar a absorção de diversos nutrientes importantes para a saúde como o Cálcio, Magnésio, Ferro, Cromo, Zinco, vitaminas importantes como Vitamina D e B12. Além de carências nutricionais, a soja pode causar disfunções hormonais principalmente em homens devido ao seu efeito estrogenico, favorecendo dificuldades no desenvolvimento de meninos na puberdade ou até mesmo desencadeando problemas de ereção em indivíduos adultos. A soja é também um alimento de elevada toxicidade ao organismo humano, gerando diversos processos inflamatórios. 

Dentre as principais disfunções hormonais causadas pelo consumo frequente de soja, temos a deficiência na produção dos hormônios T3 e T4 pela glândula tireoide desencadeando o hipotireoidismo, promovendo o aumento de peso, processos inflamatórios, lentidão muscular, queda de cabelo, unhas fracas, intestino constipado, entre outros.

Considerando todos os tópicos desse artigo, observamos o fato de diversas fórmulas infantis serem baseadas em soja, mais os aditivos e conservantes de produtos industrializados serem baseados na soja, corantes, açúcar e conservantes, além das toxinas já presentes na própria soja, tanto nós adultos somos expostos quanto as crianças, as quais geralmente sofrem mais malefícios desta exposição pelo organismo ainda pouco desenvolvido.

A indústria desse produto não informa estes riscos para a população, nem o fato da mesma ser TRANSGÊNICO, ou seja, modificada geneticamente podendo favorecer o surgimento de células tumorais quando em organismo predisposto a isto.

Para que você possa substituir a soja em suas refeições aqui vão algumas dicas:

  • Prefira a sua forma fermentada como, por exemplo, o tofu ou até mesmo a sopa oriental Missoshiru  (base missô) com legumes, pois desta maneira pela fermentação forma-se oura estrutura bioquímica que não gera estes malefícios no organismo.
  • Substitua o leite de soja por leite de aveia ou de arroz ou de castanhas, como de amêndoas. Clique Aqui Para Ver a Receita Leite de Nuts.
  • Troque o suco de soja por água de coco.
  • Troque a proteína de soja por outras proteínas vegetais mais nutritivas, como quinua, cogumelos, tofu orgânico, hemp seed, algas marinhas.

        

 

 

 

Claro que consumir muito eventualmente a soja não impactará o seu organismo se você tiver um bom equilíbrio de nutrientes, porém quanto mais informações temos sobre a nossa saúde, melhor devemos cuidar de nós e daqueles que amamos.

 

Referências científicas.

Thigpen JE e outros. Efeitos dos fitoestrógenos dietéticos daidzeína e genisteína sobre a incidência de carcinomas vulvar em ratinhos 129 / J. Cancer Detect Prev 2001; 25 (6): 527-32. 

Nicholls J e outros. Efeitos do consumo de soja na secreção de gonadotropina e respostas pituitárias agudas ao hormônio liberador de gonadotrofina nas mulheres. J Nutr2002 Abr; 132 (4): 708-14.

Endocrinologia. 2012 Sep; 153 (9): 4470-9. doi: 10.1210 / en.2012-1391. Epub 2012 Jul 9. 
Os compostos estrogênicos nem sempre são cardioprotetores e podem ser letais em machos com doença cardíaca genética. 
Haines CD1, Harvey PA, Luczak ED, Barthel KK, Konhilas JP, Watson PA, Stauffer BL, Leinwand LA.

Newbold RR e outros. Adenocarcinoma uterino em camundongos tratados neonatalmente com genisteína. Cancer Res 2001 1 de junho; 61 (11): 4325-8. 

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