Ovo: mitos e verdades!

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A verdade é que não existe além do leite materno – maior Estudo sobre Nutrição realizado por Harvard, 2010 – nenhum outro alimento tão rico e completo na natureza para o corpo humano quanto o ovo.
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E porque eu devo (e posso!) comer ovo TODOS os dias?
.Fried egg in shape of heart on blue plate top view

?Quer hipertrofiar? 1 ovo inteiro contém a maior fonte de proteína biodisponívelimg_1321
COMPARAÇÕES: 1 ovo inteiro= 49% proteína; 1 clara = 17%; carne vermelha ou branca (100g)=32% em proteína
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?Quer emagrecer? O ovo promove saciedade por longo período, e é uma das maiores fontes de omega-3, excelente para diminuição de acúmulo gordura e processos inflamatórios.
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?Quer melhorar a fadiga?
1 ovo contém 14 minerais e 11 vitaminas essenciais.
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?Quer melhorar a visão? O ovo é fonte de Colina, um antioxidante que fortalece a visão e evita a degeneração macular.
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?Quer melhorar o colesterol?
O ovo aumenta apenas o colesterol HDL, e ajuda a diminuir o LDL, ao contrário do mito que o envolve até hoje, e infelizmente muitas vezes ainda propagado até mesmo por profissionais de saúde!
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?Quer combater o envelhecimento: a quantidade de antioxidantes que combatem radicais livres no ovo é enorme.
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?Quer melhorar a memória? A grande quantidade de omega-3 e antioxidantes para o sistema Nervoso central potencializam essa função.
.Raw egg yolk on spoon, egg carton in the background

➡️Deixar de comer a gema?
 Nem pensar! Consumir apenas claras diminui muito a biodisponibilidade de todos estes nutrientes, mesmo porque a maioria deles está na gema.
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➡️Qual o melhor é o ovo?
O ovo caipira de galinhas criadas soltas é sem dúvidas o melhor, e contém até 20X mais omega-3 e nutrientes do que o comum (PS: Ovos vermelhos dos mercados não são a mesma coisa ok!).
Ovos orgânicos também são outra boa opção e caso nenhum deles seja possível de adquirir, ainda assim é melhor para a sua saúde consumir ovos normais do que excluí-los de sua dieta.
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➡️Existe contra-indicação?
Tudo sempre tem que ser individualizado a cada pessoa, pois o que é benéfico para a maioria, não quer dizer que o será para você. Por esta razão que sempre, com qualquer alimento, é importante observar as reações que o seu corpo apresenta após a sua ingestão, pois sintomas como excesso de gases, distensão, dores abdominais, enjoos, podem indicar de que talvez você seja alérgico à gema ou à clara, condição mais comum. Há exames para se ter a certeza disto, e há um post inteiro que eu escrevo apenas sobre estas intolerância alimentares e como detecta-las.
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➡️Qual a melhor forma de preparo?Soft boiled egg in an egg cup on white background

Há diversas formas saudáveis de se preparar o ovo – ovos mexidos com azeite e curcuma são uma excelente pedida, por exemplo; omelete; ovos quentes; ovos cozidos; poche; ovo frito (desde que não em óleos vegetais como canola, milho, soja e outros, que são muito maléficos à saúde! Mas em óleo de coco, banha de porco ou azeite, o tornam um alimento saudável).
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Se estas informações te ajudaram a ser mais consciente para melhores escolhas de saúde, compartilhe! Afinal quanto mais saúde a todos, melhor nos tornamos!
                                                Um abraço, Dra Thaisa
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