Já escrevi aqui diversas informações sobre os benefícios de meditar, mas agora é a hora de desmitificarmos o que realmente é meditar e como fazê-lo em nossa rotina.
Por isso, deixe seus preconceitos de lado e vamos iniciar uma grande corrente de força para voltar a ter total controle do seu corpo e da sua mente!
Young female meditate in nature.Close-up image.
.
PASSO 1
.
Antes de apagar a luz para se deitar hoje, SENTADO em sua cama, no chão ou em uma cadeira, desligue todos os aparelhos eletrônicos, deixe o celular em modo avião, coloque o despertador se preferir, e durante 10 minutos, apenas puxe e solte o ar lentamente.
Observe se respira fundo ou superficial, se está puxando o ar pelo nariz (correto) ou pela boca (errado).
Observe os pensamentos que vem à sua mente, mas não se prenda a nenhum deles. Apenas observe como se estivesse vendo um filme, relaxado, e você um simples observador passivo de seus pensamentos.
.
Simples assim! 10 minutos do seu dia apenas para VOCÊ.
Termine com uma profunda respiração e pode ir dormir.
.
Viver, todos vivem, mas viver com consciência, é privilégio de poucos.” (Chico Xavier)
.
PASSO 2
.
Respiração: o controle da Mente
.
Temos uma poderosa arma a nosso favor mas que sabemos utilizá-la muito pouco: a #respiração.
.
?O nosso padrão respiratório muda quando estamos com medo, ansiosos ou estressados, mas o oposto também é verdade!
 Ao respirar profunda e corretamente, estimulamos o cérebro a diminuir imediatamente a produção de cortisol (hormônio do estresse e ansiedade) e a adrenalina, aliviando assim a tensão e os sintomas de ansiedade.
.
Além disso, 70% das toxinas imediatas a que somos expostos pelo ambiente são eliminadas pela respiração profunda e eficaz (mais potente que qualquer detox!).
.
Então, o exercício de hoje será #respirar!
Hoje vamo iniciá-lo antes de se deitar, mas esta é uma valiosa arma para usar durante o dia inteiro em qualquer momento de estresse ou ansiedade.
.
?Regra do 5: sente-se confortavelmente e comece inspirando contando 5 segundos, segure o ar contando mais 5 segundos, e solte todo o ar sempre com o tempo de 5 segundos.
Lembre-se: respiração apenas pelo nariz!
?Repita por 5x seguidas no mínimo, e perceberá que o seu padrão respiratório tem o poder de mudar o seu padrão mental.
É você controlando a sua mente e não o oposto!
.
PASSO 3
.
Meditação ativa
.
Esta técnica é muito benéfica aqueles que sentem-se desconfortáveis ficando parados, sentados ou quietos por longos períodos: vamos exercitar a meditação ativa!
.
Esta é uma prática bem comum entre os monjes budistas e que adapta-se facilmente a nós ocidentais.
Quando estive na Índia e no Nepal, a meditação ativa mais utilizada por eles era a do caminhar, e é esta a que iremos praticar.
.
?Escolha um local calmo para caminhar – pode ser até mesmo o seu quarto, afastando móveis se for necessário, mas o ideal é que consiga pisar em um gramado, um chão de pedra, terra, algum contato com a natureza;
?Coloque uma música ambiente se preferir;
?E comece conscientemente a dar passos de forma circular ou aleatória;
?O importante é perceber cada movimento do seu corpo: a pisada iniciando-se pelo calcanhar, a postura ereta, a respiração consciente, e apenas caminhe.
?A cada volta, sinta-se como fazendo parte integrada do Universo e quando o pensamento for longe, apenas respire.
??Faça essa meditação por no mínimo 10 minutos, e apenas sinta você e o Universo, porque na realidade somos uma única essencia.✨
.
PASSO 4
.
Meditação da Gratidão
.
Não há energia mais potente no Universo do que a energia da gratidão!
.
A gratidão permite a renovação, pois agradecemos o que temos e o que somos e o que está por vir, reverenciando tudo o que nos foi proporcionado.
.
?Escolha um local especial para sentar-se confortavelmente;
?Comece com a respiração que exercitamos aqui, repetindo-a de 3 a 5x, até sentir-se relaxado;
?E simplesmente então coloque todo o seu pensamento voltado para a gratidão:
?Agradeça ao local que te rodeia; à natureza que tem contato; agradeça a noite maravilhosa que nos proporciona repouso; agradeça ao sol que nos dá a vida;
?Agradeça a todas as pessoas que convivem com você: familiares, amigos, funcionários, vizinhos; agradeça inclusive aqueles que você tem alguma dificuldade no relacionamento ou mágoas passadas, pois eles estão te proporcionando um auto-conhecimento importante;
?Agradeça às oportunidades da vida: seu trabalho, família; bens materiais que possui; viagens;
?Agradeça a você: abençoe e agradeça as suas imperfeições, sem elas a sua consciência e grau de evolução seriam muito limitados; agradeça pelas dificuldades que vem enfrentando em superar determinados obstáculos e pelos tropeços que teve – eles são lembranças de que não somos melhores (e nem piores) do que ninguém, mas que temos uma grande missão para irmos atrás, e aí está a grande beleza da vida!
.
✨Hoje simplesmente agradeça!
.
Namastê!
Comentários Facebook
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
YouTube

Todos direitos reservados a Dra Thaisa Albanesi       (11) 4371-2786

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial