Náuseas na gestação em 90% das mulheres estão relacionadas à aversão a alguns alimentos, provocando até mesmo vômitos. Porém apenas 1 a cada 5000 episódios requerem intervenção médica.

Para a maioria mulheres, seus sintomas são limitados ao primeiro trimestre e são manejáveis com algumas fáceis adaptações.

O grupo alimentar campeão das aversões é a proteína. Por uma perspectiva evolutiva, isto faz muito sentido e as náuseas durante a gravidez agem como um mecanismo de defesa contra toxinas e outras substâncias perigosas que poderiam prejudicar o desenvolvimento do embrião. Antigamente as carnes tinham maior probabilidade de abrigar bactérias e parasitas representando maior risco de prejudicar o desenvolvimento bebê. É comum também aversões a alimentos picantes e defumados, pois como os sabores intensos destes alimentos podem facilmente mascarar o sabor e cheiro de carne apodrecendo, o corpo tende a rejeitar nesta fase.

Muitas mulheres também relatam uma aversão a alimentos frescos como saladas de folhas e vegetais, e isto também ocorre por terem alto potencial para contaminação com bactérias como salmonela e e.coli.

O corpo é extremamente inteligente e como falo para minhas pacientes durante o acompanhamento gestacional: ouça o seu corpo, pois a sua intuição em relação ao que comer e deixar de comer podem ser muito benéficos para o bebê.

As náuseas também são uma resposta normal frente às mudanças hormonais (hcg /estrogênio /progesterona).

📝 Em um estudo com mais do que 2.400 gestantes, náuseas e vômitos durante o primeiro trimestre foram associados com um reduzido risco de aborto no início da gestação, particularmente para mulheres acima de 30 anos (mas não ter náuseas não está relacionado a nada ok!).

Náuseas são também um sinal de que o hcg, hormônio importante para a manutenção da gestação, está aumentando e assim a gravidez está saudável.

O que intensifica as náuseas?

Geralmente elas são mais intensas quando o açúcar no sangue diminui. Por esta razão que passar longos períodos sem comer durante os 3 primeiros meses pode ser ruim, assim como ao acordar, quando os níveis de açúcar estão mais baixos, elas também tendem a ser mais frequentes.

O que fazer?

  • Ao acordar, antes de se levantar da cama, deixe ao seu lado uma banana ou 2 bolachas de arroz por exemplo e coma-as, aguardando 15 minutos após para se levantar.
  • Evite passar mais de 3 horas sem comer, pois este é o único momento em que fazer isso pode gerar mal estar.
  • Limão tem propriedades que auxiliam a combater náuseas, então use e abuse desta potente fruta! Água com limão em jejum é excelente para gestantes.
  • Água de coco é rica em magnésio, um dos nutrientes que mais combate as náuseas.
Comentários Facebook
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
YouTube

Todos direitos reservados a Dra Thaisa Albanesi       (11) 4371-2786

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial