Infelizmente a qualidade dos filtros solares brasileiros é muito ruim.

Além de bloquear o estímulo para formação do hormônio D (Vitamina D) pelo organismo, ainda contém inúmeras substâncias químicas tóxicas como parabenos, 4-MBC, metais pesados, oxybenzona, ensulizole, homosalato, que são diretamente absorvidos por todo o corpo pela pele, o maior órgão do corpo humano.

Raios nocivos do sol podem causar danos à sua pele, especialmente os raios UVA e UVB. Esses raios podem causar condições como envelhecimento prematuro da pele, danos aos olhos e problemas de pele mais sérios que podem exigir tratamento médico. A maioria das pessoas usa protetor solar para se proteger desses raios prejudiciais.

Enquanto os benefícios do protetor solar são bem documentados, muitos dos nossos filtros solares contêm hoje produtos químicos e ingredientes que podem realmente ter efeitos negativos sobre a nossa pele.

De acordo com o Environmental Working Group:

“Estudos laboratoriais indicam que alguns filtros químicos UV [presente em filtro solar] podem mimetizar hormônios ou causar alergias e doenças na pele e sistêmicas, o que levanta questões importantes sobre os efeitos não intencionais na saúde humana decorrentes da aplicação frequente de filtros solares.”

Um relatório de 2017 da EWG (Environmental Working Group) diz que 75% dos protetores solares não funcionam, pois providenciam uma inadequada proteção e/ou contêm ingredientes prejudiciais.

Para se ter uma ideia do impacto sistêmico (porque a pele não é separada do restante do corpo tá! O que você aplica lá tem consequências sistêmicas e que a maioria nem #reflete sobre isso), a substância 4-MBC (metil- benzilideno cânfora) bloqueia o funcionamento da #tireoide, aumentando a ação #estrogênica no organismo.

✖Consequência: desequilíbrio #hormonal, diminuição do #metabolismo, menor proporção de massa magra, e maior acúmulo de #gordura.

Ozybenzona, outro ativo comum nestes produtos, polui os oceanos e também causa distúrbios hormonais, e países como a Suíça, é proibido.

Ensulizole presente também nos filtros é apontado como uma substância que favorece o desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

E assim vários outros ativos que causam desde desequilíbrios hormonais, desenvolvimento de células tumorais à poluição do meio ambiente.

De acordo com Dr. Peter Dingle, Professor Associado em Saúde e Ambiente da Universidade Murdoch, Austrália, os protetores solar que conhecemos são sem dúvidas tóxicos para nós. Ele apresentou, em estudo, evidências por trás de uma preocupação crescente com os produtos químicos presentes em protetores solares.

Segundo ele, durante os últimos 50 anos, o número de produtos químicos sintéticos no protetor solar que usamos aumentou muito. Isso é feito sem a consideração de que os seres humanos são vulneráveis a esses químicos e sobre os efeitos tóxicos cumulativos causados por eles.

E ainda podemos acrescentar o enorme impacto de não ter #vitaminaD suficiente no organismo!!

O que fazer então?

👉🏼Tomar #sol de 10 a 20 minutos ANTES de usar protetor solar e apenas depois aplicá-lo, garantindo assim o mínimo de hormônio D (a vitamina D não é uma vitamina como a chamamos, e sim, um hormônio esteroidal essencial para o organismo. O uso de protetores solares impede a sua formação, causando grande deficiência desta substância no corpo, que leva desde depressão, baixo sistema imune a aumento significativo de células tumorais. Para saber mais sobre a vitamina D, leia mais aqui no blog)

👉🏼Depois de tomar sol, nada de nadar ou tomar banho logo em seguida. Para a melhor absorção de vitamina D, o ideal é não ter contato com água no corpo nas 4 horas seguintes ao banho de sol.

👉🏼Buscar por marcas que sejam #orgânicas, #naturais e sem ativos químicos (existem muitas marcas já aqui no Brasil e muitas farmácias de manipulação tem filtros solares do Bem!).

Algumas marcas do Bem:

📍 Alva (marca alemã vendida no Brasil e que além de ativos naturais, é vegana)

📍 Aloe Sunscreen marca Forever Living

📍 Clinique Mineral Fluid for face

📍 Ada Tina, Normalize Matte (marca italiana que vende aqui no Brasil e é vegana)

📍 Aliv-Sol

 👉🏼Se for para os EUA ou Europa, há diversas marcas que vale a pena trazer de lá, para adultos:

📍 Green Screen, da Kabana Skin Care, protetor solar orgânico recomendado pelo Enviromental Working Group (EWG, Grupo de Trabalho Ambiental)

📍 All Natural Sunscreen da Soleo Organics, que tem em sua base ingredientes naturais e de origem orgânica; concebido como uma alternativa de consumo amigável e seguro para proteção solar.

📍 All Good Sport Sunscreen

📍 Aromatica Calendula Non-nano UV protetion

📍 Babo Botanicals Clear Zinc Sunscreen Lotion

📍 Badger Sunscreen Cream

📍 Bare Belly Organics Body Stick Sunscreen

📍 Dr Mercola Sunscreen

📍 Jasen, Mineral Natural Sunscreen

📍 Jersey Shore Cosmetics Anti-aging Mineral Sunscreen

📍 Loving Naturals Sunscreen Clear Body

📍 True Natural Aal Natural Sunscreen for sensitive skin

👉🏼Os protetores solares recomendados para as crianças (facilmente encontrado nos EUA e Europa e em sites na internet):

  • Adorable Baby      
  • All Good Kid’s Sunscreen, SPF 30
  • All Terrain KidSport Sunscreen Lotion, SPF 30
  • Aveeno Baby Continuous Protection Sensitive Skin Lotion Sunscreen, SPF 50
  • Babytime! by Episenical Sunny Sunscreen, SPF 35
  • Babyganics Pure Mineral Sunscreen
  • Badger Baby Sunscreen Cream, SPF 30
  • BurnOut KIDS Sunscreen, SPF 35
  • California Baby Super Sensitive Sunscreen, SPF 30+
  • Dr Mercola Sunscreen
  • Goddess Garden Organics Baby Natural Sunscreen Lotion, SPF 30
  • Kiss My Face Organics Kids Sunscreen, SPF 30
  • Neutrogena Pure & Free Baby Sunscreen, SPF 50
  • ThinkSport Kids Sunscreen, SPF 50+ 

Fonte: https://www.ewg.org/sunscreen/best-sunscreens/best-beach-sport-sunscreens/

Comentários Facebook
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
YouTube

Todos direitos reservados a Dra Thaisa Albanesi       (11) 4371-2786

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial