?Alguns mitos de coisas saudáveis que não podem mais nos “pegar”, afinal, a nossa saúde é de nossa responsabilidade!
1⃣Contar calorias para emagrecer. Mito!
Não existem números para o nosso corpo! Pouco importa se determinado alimento é muito ou pouco calórico, se tem 60 ou 600kcal, pois o nosso corpo não sabe contar calorias!
O que realmente importa é a qualidade nutricional do alimento que ingerimos, pois é isto que determinará se ao o ingerirmos, vamos estimular o nosso metabolismo, ou o inibirmos, o que acontece com alimentos inflamatórios (outros textos no blog explicando sobre o assunto).
Dica: leia a composição de tudo antes de comprar e quanto mais componentes há na lista, menos saudável é aquele alimento. E o oposto também é verdade!
2⃣Alimentos que contém colesterol devem ser evitados. Mito!

Raw egg yolk on spoon, egg carton in the background

Há anos que os Estudos vem comprovando (e a prática clínica também) que as pessoas que sofrem Infartos Agudos do Miocárdio não são as que tem colesterol elevado.
O colesterol (forma genérica de se classificar as suas mais de 20 frações que o compõe) é essencial para o organismo humano; todas as membranas celulares são compostas por lípides; é a partir dele que hormônios são formados e várias outras substâncias essenciais ao nosso organismo (textos específicos sobre o tema).
Através de anos e anos de informações equivocadas, hoje temos uma fobia em relação ao colesterol, e sua diminuição excessiva como tem sido comum por meio de medicamentos, acarreta, inclusive em pessoas muito jovens, deficiências hormonais que impactam o metabolismo, libido, ganho de massa muscular, humor e outros.
Dica: saiba escolher as melhores fontes de colesterol para compor o seu dia-a-dia, pois estas vão inclusive acelerar o seu metabolismo. Exemplos: banha de porco; gema de ovo.
3⃣Comidas diet e light são saudáveis. Mito!
A grande maioria não o é! Geralmente são compostas por uma série de substitutos químicos para mimetizar ou realçar o sabor de um alimento e altas quantidades de sódio, edulcorantes, gorduras, sendo até prejudiciais ao organismo.
Dica: escolha alimentos vindos da natureza, e não produtos criados sinteticamente pelo homem; o seu corpo nada sabe o que fazer com eles!
4⃣As gorduras tornam-o gordo. Mito!
Omega 3
Aprenda de uma vez por todas a diferenciar gorduras “boas” e gorduras “do mal”.
As boas, em sua grande maioria, ajudam a acelerar o metabolismo e a perda de peso.
Dica de boas gorduras: azeite extravirgem; óleo de côco; abacate; castanhas.
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