Ansiedade e Stress, infelizmente, hoje fazem parte de quem somos, mas não precisa ser assim!

Você sabia que como e quando reagimos a isso tudo está sob o nosso controle, melhor dizendo em nossa barriga?

Você deve estar se perguntando “Oi? Como assim?”

Já vou te explicar.

Através da respiração podemos mudar nossa resposta de “lutar ou fugir”, isso porque ao respirarmos inflando nossa barriga atingimos o nervo vago que é responsável por essa resposta.

Padrões de respiração que indicam Ansiedade

  1. Respiração “Peitoral Superficial” – é quando inspiramos rapidamente o ar e inflamos a parte superior do peito, você sente seus ombros se levantarem.
  2. Inalar mais do que Exalar – é quando focamos na inalação, como se não pudéssemos obter ar suficiente, você hiperventila.
  3. Segurar a Respiração – esta está diretamente ligada ao medo, você inspira e segura a respiração e depois suspira.
  4. Respirar Rapidamente – a resposta de “lutar ou fugir” pede uma respiração mais rápido, porque seu corpo requer mais oxigênio.

Você se identificou algum ou alguns deles na sua respiração?

Tomando consciência disso, ficará mais fácil identificar momentos de ansiedade.

A respiração funciona para controlarmos nossa Ansiedade?

Podemos usar um exemplo simples, observe um bebê, ele respira pelo abdômen (diafragma), esse é o padrão de respiração correto, esse tipo de respiração manda uma mensagem para o seu cérebro de que você NÃO está em perigo, desligando o sistema de alarme.

Então isso significa que podemos controlar nossa ansiedade e mandar uma mensagem para o nosso corpo e nosso cérebro que quem manda somos nós!!!

4 Passos para controlar sua respiração e Ansiedade!

  1. Coloque uma mão no seu abdômen e a outra no seu peito;
  2. Inale profundamente e perceba qual das suas que estão repousando no peito e no abdômen se movem;
  3. Inale novamente inflando o seu abdômen, e perceba sua mão levantando;
  4. Exale empurrando seu abdômen contra sua espinha e perceba-o secando.

Tire alguns minutos do seu dia para exercitar essa respiração!

E quando perceber que está entrando no modo “lutar ou fugir”, tire 5 minutos, 10 minutos e mude o seu padrão de respiração.

Afinal, quem comanda é você e não suas emoções.

Por Celia Fillipelli – Coach especializada em Saúde e Bem-estar formada pelo IFM (Institute for functional Medicine) que faz parte da equipe da Dra. Thaisa Albanesi.

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Abaixo você encontra mais informações sobre como o controle da respiração pode ser fundamental em diversos aspectos.

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