É o aminoácido mais abundante no tecido muscular e no organismo como aminoácido livre (60% do total). Muitos conhecem a Glutamina pela suplementação esportiva, tendo funções primordiais:

✔️Regeneração do glicogênio (açúcar que fornece energia ao músculo)

✔️Aumenta a fixação de nitrogênio: melhora os níveis de energia intracelular, disposição física e produção protéica.

✔️Diminui catabolismo muscular (perda de massa muscular)

✔️Estimula a produção de hormônio do crescimento GH

✔️Aumenta volume muscular por retenção de água e eliminação de amônia (função semelhante da creatina)

Mas, os seus benefícios vão muito além e são explorados fora do mundo #fitness:

✅Fonte energética primária das células intestinais (enterócitos e colonócitos), essencial para a regeneração da sua mucosa, regulação do intestino e reversão de processos inflamatórios.

✅Aumenta sistema imunológico por aumentar a replicação de macrofágos e linfócitos. Excelente para quem tem gripes de repetição, sintomas respiratórios ou baixa imunidade.

✅Melhora absorção de sódio e glicose pelo intestino, sendo utilizadas em pessoas que sofreram queimaduras ou tramas.

É um aminoácido semi-essencial, pois o organismo consegue em parte sintetizá-la, porém em processos de doença, inflamatório, ou de prática de atividade física, ela é rapidamente consumida, e por isto a sua suplementação é fundamental.

Há algumas fontes alimentares que a contém e devem ser consideradas em sua dieta:

• -ovo
  • -peito de frango
  • -carne de boi
  • -atum

➡️Veganos: suplementação é essencial!?