Saiba o que escolher e do que deve fugir nas Ceias de Natal e ano novo! Afinal, a saúde não tira ferias!

ARMADILHAS:

Farofas em geral: são ricas em carboidrato de alta carga glicêmica e gorduras, além dos componentes: frutas secas, manteiga, linguiça, etc ? Armadilha pesada! Se tiver muita vontade, apenas experimente para curtir o momento, mas nada de encher o prato com ela!

Molhos das carnes: em geral as carnes natalinas são magras, mas uma armadilha são os molhos que as acompanham, então fuja deles!

Fios de Ovos: muito açúcar e gordura juntos. Armadilha disfarçada!

Bebidas Alcoólicas: cuidado, pois o consumo geralmente é excessivo e todas sem excessão tem alta carga glicêmica, mas sem dúvidas, as piores são: Chopp, Cerveja, Vodga, Tequila, Liquor e todas as batidinhas e caipirinhas.

Bebidas Açucaradas: todos os Refrigerantes e Sucos fornecem apenas calorias “pobres”, como se consumíssemos comida “líquida”. Ja que vai comer um pouco a mais do que o habitual e alimentos diferentes, não encha o seu corpo de açúcar com o que não vale a pena.

Panetone: deixe para saborear este clássico do Natal em momento diferente da Ceia, pois a quantidade de gordura, açucares e carboidratos refinados são altíssimos, e junto com a Ceia, é uma bomba glicêmica!

Salpicão: cuidado, pois a maioria contém muita gordura (maionese) + frutas = alta carga glicêmica. Fique atento! Uma boa sugestão se é você quem vai faze-lo, retire a maionese e coloque menos frutas secas do que o habitual, misturando o frango com legumes e temperos, pois esta pode se tornar uma ótima opção.

Massas: geralmente são acompanhadas de molhos “pesados”, e que somados à alta carga glicêmica da massa, torna-se uma bela armadilha da Ceia. Dá para optar pelo arroz com passas no lugar, não?!

Frutas Secas: consumimos em maior quantidade do que as frescas e elas concentram muito mais açúcar. Cuidado!

MOCINHOS DA CEIA:

Peru: uma das melhores opções sem dúvidas, pois é uma carne muito magra.

Chester e Tender: são outras ótimas opções.

Lentilha, grão-de-bico e as raízes em geral (mandioca, abóbora, batata-doce, inhame, cenoura, beterraba)  são boas opções de carboidratos.

Salada de verdes e legumes

Castanhas em geral: boas opções para aperitivos, porém controle a quantidade já que vai comer após – de 1 a 2 colheres de sopa geralmente é uma boa porção.

Frutas frescas: bom para substituir o consumo excessivo de doces.

Bebidas Alcoólicas: as melhores opções são Saque, Vinho Branco, Vinho tinto, Gim, Champagne e Prosecco (cuidado, pois muitos contem glúten em sua composição e isto pode deixar a sensação de má digestão e inchaço após o seu consumo).

Agora é curtir estes momentos de tanta luz, renovação e bênçãos, sabendo que tudo é permitido, desde que com consciência e em equilíbrio, e há sempre as melhores escolhas a se fazer em qualquer situação!

Boas festas!

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