Pessoas com colesterol alto vivem mais tempo?

Falta de informações atualizadas fizeram as pessoas acharem o colesterol alto um vilão, quando na verdade, ele é o mocinho.

Abaixo um artigo da Functional Medicine University e que você deve ler!

“Esta afirmação parece sobre o colesterol elevado e a longevidade é tão incrível que leva muito tempo para limpar a mente com uma lavagem cerebral para entender completamente sua importância”.

No entanto, o fato de as pessoas com alto teor de colesterol viver o mais longo emerge claramente de muitos trabalhos científicos.

Considere a descoberta do Dr. Harlan Krumholz do Departamento de Medicina Cardiovascular da Universidade de Yale, que informou em 1994 que as pessoas idosas com baixo colesterol morrem duas vezes mais vezes de um ataque cardíaco do que as pessoas idosas com colesterol alto.

Os adeptos da campanha para abaixar o colesterol ignoram consistentemente à descoberta acima, ou a consideram uma exceção rara, produzida por acaso entre um grande número de estudos que encontram o oposto.

Mas não é uma exceção; Há agora um grande número de achados que contradizem a hipótese lipídica.

Para ser mais específica, a maioria dos estudos de pessoas idosas mostrou que o colesterol alto não é um fator de risco para doença cardíaca coronária.

Este foi o resultado da minha pesquisa no banco de dados Medline para estudos que abordam essa questão.

Onze estudos de idosos surgiram com esse resultado, e outros sete estudos descobriram que o colesterol alto não previu a mortalidade por todas as causas também.

Agora considere que mais de 90% de todas as doenças cardiovasculares são observadas em pessoas com mais de 60 anos e que quase todos os estudos descobriram que o colesterol alto não é um fator de risco para as mulheres.

Isso significa que o colesterol alto é apenas um fator de risco para menos de 5% daqueles que morrem por ataque cardíaco.

Mas há mais conforto para aqueles que têm colesterol elevado; seis dos estudos descobriram que a mortalidade total foi inversamente associada com colesterol total ou LDL, ou ambos.

Isso significa que, na verdade, é muito melhor ter alto do que ter colesterol baixo se quiser viver para ser muito antigo.

Colesterol alto protege contra infecção.

Muitos estudos descobriram que o colesterol baixo é, em certos aspectos, pior do que o colesterol alto.

Por exemplo, em 19 grandes estudos de mais de 68 mil mortes, analisados ​​pelo professor David R. Jacobs e seus colaboradores da Divisão de Epidemiologia da Universidade de Minnesota, o baixo colesterol previu um risco aumentado de morrer de doenças gastrointestinais e respiratórias.

A maioria das doenças gastrointestinais e respiratórias tem origem infecciosa.

Portanto, uma questão relevante é se é a infecção que reduz o colesterol ou o baixo colesterol que predispõe a infecção?

Para responder a esta pergunta, o professor Jacobs e seu grupo, juntamente com o Dr. Carlos Iribarren, seguiram mais de 100 mil indivíduos saudáveis ​​na área de São Francisco por quinze anos.

No final do estudo, aqueles que tiveram baixo colesterol no início do estudo mais frequentemente foram internados no hospital por causa de uma doença infecciosa.

Esta descoberta não pode ser explicada com o argumento de que a infecção causou que o colesterol diminua, porque como o colesterol baixo, registrado quando essas pessoas não apresentavam evidência de infecção, seria causado por uma doença que ainda não encontraram?

Não é mais provável que o baixo nível de colesterol os tenha tornado mais vulneráveis ​​à infecção ou que o colesterol alto proteja aqueles que não se infectaram? Existem muitas evidências para apoiar essa interpretação.

Uffe Ravnskov, MD,

Medical References

Krumholz HM and others. Lack of association between cholesterol and coronary heart disease mortality and morbidity and all-cause mortality in persons older than 70 years. Journal of the American Medical Association 272, 1335-1340, 1990.

Ravnskov U. High cholesterol may protect against infections and atherosclerosis. Quarterly Journal of Medicine 96, 927-934, 2003.

Jacobs D and others. Report of the conference on low blood cholesterol: Mortality associations. Circulation 86, 1046–1060, 1992.

Iribarren C and others. Serum total cholesterol and risk of hospitalization, and death from respiratory disease. International Journal of Epidemiology 26, 1191–1202, 1997.

Por Dra Thaisa Albanesi

Leia Mais Artigos